Tudo que você precisa saber nos estudos de gramática para concursos públicos!

Ter um bom conhecimento de gramática para concursos é fundamental para aumentar as chances de aprovação. Por isso confira nossas dicas!
Gramática para concursos: mulher jovem segurando livro e sorrindo

Ter um bom conhecimento de gramática para concursos é fundamental para aumentar as chances de aprovação. Além da língua portuguesa ser uma disciplina cobrada na maioria dos concursos, a interpretação de textos e a redação também costumam ser partes importantes das provas.

Mas como começar a estudar? Existe uma gramática ideal para se preparar para concursos públicos? Para te ajudar ao longo desse processo, a equipe da Saraiva Educação elaborou um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!  

Confira: como estudar raciocínio lógico para concurso

O que estudar de gramática para concursos?

Para quem deseja dominar a gramática para concursos, o mais eficaz não é abrir qualquer livro de português e começar a estudar do zero. Antes disso, é preciso compreender quais assuntos são realmente importantes e o que eles contemplam.

Em geral, os editais dos concursos públicos já discriminam os temas de gramática que serão exigidos. Além disso, dar uma olhada em provas anteriores pode te ajudar a se preparar de maneira mais assertiva, identificando melhor quais assuntos tendem a ser cobrados com mais frequência. 

De toda forma, porém, o primeiro passo para começar a estudar gramática para concursos é entender o que costuma ser cobrado dos estudantes. Com essa lista em mãos, você consegue focar nos temas mais importantes e não perde tempo memorizando regras que podem não ser exigidas.

Leia também: Confira as dicas do professor Fagner Sandes sobre processo do trabalho para concursos!

O que mais cai em português em concurso público?

Dentre os temas da gramática para concursos, os principais são:

  • Acentuação gráfica e crase;
  • Classes de palavras;
  • Coesão e coerência;
  • Concordância verbal;
  • Concordância nominal;
  • Funções sintáticas;
  • Pontuação;
  • Regência verbal;
  • Regência nominal;
  • Semântica.

Parece muito, mas a verdade é que, com um plano de estudos bem estruturado e uma boa gramática ao seu lado, você consegue dar conta de todos esses assuntos. Além disso, ao fazer questões e provas anteriores, pode identificar quais temas você já domina, e em quais precisa se aprofundar um pouco mais.

Banner Sinopses Jurídicas 2024: clique para acessar!

Como estudar gramática para concursos públicos?

Agora que você já sabe quais são os assuntos mais cobrados nas provas de gramática para concurso, chegou a hora de entender como você consegue se preparar para estudá-los. Confira 5 dicas imperdíveis para otimizar os seus estudos!

1. Leia o edital com atenção;
2. Crie um roteiro de estudos;
3. Faça provas anteriores;
4. Use a internet a seu favor; e
5. Conte com uma boa gramática para concursos.

1. Leia o edital com atenção

O edital de um concurso é o conteúdo mais importante para quem deseja alcançar a tão sonhada aprovação. Afinal, é nele que estão todas as informações fundamentais para que você faça uma boa prova — inclusive os conteúdos que serão cobrados.

Por isso, antes de começar a estudar gramática para concursos, verifique o edital e entenda quais assuntos serão exigidos. Depois de fazer uma lista, você pode decidir quais assuntos da língua portuguesa devem ser a sua prioridade. 

2. Crie um roteiro de estudos

Um roteiro de estudos tem como principal objetivo te ajudar a guiar o processo de estudos, fazendo com que ele seja mais leve e mais objetivo. 

Concursos públicos costumam cobrar uma grande quantidade de conteúdos, e administrar toda essa matéria pode ser difícil e desmotivador. Por isso, separe tudo o que você precisa aprender ou revisar e construa um roteiro que te permita ver toda a matéria e ainda ter tempo de descanso.

Você pode fazer o seguinte:

  1. Determine quais assuntos você já domina bem, e quais demandarão mais tempo e esforço;
  2. Separe um momento do seu dia apenas para os estudos;
  3. Determine quais matérias serão estudadas em quais dias, e por quanto tempo;
  4. Deixe o material de cada dia separado previamente, bem como os exercícios e provas anteriores.

E pronto! Ao construir uma rotina flexível, mas que ainda leva em consideração as suas obrigações, você não perde a motivação e consegue dar conta de todo o conteúdo sem frustrações e desespero.

3. Faça provas anteriores

As provas anteriores de concurso são as suas maiores aliadas durante esse processo. Além de servirem para você entender se está preparado para aquela avaliação, elas também indicam quais conteúdos costumam ser cobrados e de que maneiras.

Fazer provas anteriores é uma forma, portanto, de se preparar de maneira mais assertiva, sem desperdiçar tempo e recursos.

4. Use a internet a seu favor

A internet contém uma enorme quantidade de informações valiosas para quem deseja prestar um concurso. Por isso, ao se preparar, lembre-se de pesquisar por exercícios, resumos, aulas online e qualquer outro material que possa te ajudar a adquirir as informações necessárias para a aprovação.

Mas não basta pesquisar “questões de gramática para concurso”, tá? Seja específico! Procure por exercícios dos temas que você está estudando, ou por questões anteriores do mesmo concurso. Assim, você consegue otimizar a pesquisa e se preparar melhor com os materiais encontrados.

5. Conte com uma boa gramática para concursos

Por fim, não se esqueça de ter uma boa gramática ao seu lado. Ao contrário do que imaginamos, nem toda gramática é a mais indicada para concursos públicos. 

Embora existam várias opções no mercado, assinadas por grandes estudiosos, vale ter em mente que uma gramática é, antes de qualquer coisa, um estudo acadêmico que visa investigar a construção da língua portuguesa.

Para quem busca por uma gramática para concursos, portanto, usar as obras consideradas “clássicas” pode não ser tão efetivo. Afinal, elas não foram pensadas para otimizar o aprendizado do português para concursos.

Assim, lembre-se de escolher uma gramática focada nos seus objetivos e que efetivamente te ajude a resolver questões e entender conceitos.

Confira: 4 dicas imperdíveis para aperfeiçoar seu português jurídico!

Qual a melhor gramática da língua portuguesa para concursos?

A Gramática comentada com interpretação de textos para concursos é uma obra que tem como foco o aprendizado do Português de forma descomplicada. Assinada pela professora Adriana Figueiredo — que tem mais de 20 anos de experiência lecionando em cursos preparatórios.

Portanto, esta gramática esclarece as principais dúvidas para concurso e possibilita que os alunos se preparem de maneira dinâmica.

Além de reunir toda a teoria cobrada pelas bancas organizadoras dos principais concursos do país, a Gramática comentada também disponibiliza questões comentadas em detalhes e mais de 700 exercícios de concurso para prática! 

Ou seja: é uma opção indispensável para quem deseja aprimorar seus conhecimentos de português e interpretação de textos e ficar ainda mais perto de alcançar a tão sonhada aprovação.

Gostou de aprender um pouco mais sobre gramáticas para concurso? Então não deixe de conferir também nossa seleção com os 12 melhores livros para concursos públicos!

  

Você também pode gostar

Artigos em destaque