Escola da Vida: 8 lições de liderança para empreendedores!

Conheça 8 lições de sucesso para empreendedores retiradas do livro Escola da Vida, de Ricardo Bellino!
escola da vida: empreendedora sorrindo

Para ter sucesso, o ser humano precisa estar sempre aprendendo mais. Seja em nível pessoal ou até mesmo como espécie, aprender com nossas experiências e buscar a melhora é o que nos impulsiona.

Quando falamos em aprender lições valiosas mesmo sem estar em uma graduação, através de vivências e ensinamentos de outros, estamos diante da escola da vida. Um bom empreendedor precisa saber que o conhecimento está em todo lugar.

Ricardo Bellino é o autor do livro “Escola da Vida”, que mostra, trazendo o exemplo de vários empreendedores de sucesso, que o conhecimento para vencer também pode ser obtido fora das salas de aula. Continue lendo esse texto e saiba mais sobre essa obra!

O que é a escola da vida?

A escola da vida nada mais é do que um entendimento de que o conhecimento que precisamos pode ser localizado em todo lugar, e não apenas nas escolas. Ao longo de nossa caminhada, cada experiência que passamos pode ser uma oportunidade de aprender.

Assim, além de aprender algo, é fundamental saber como aplicar. Pessoas de sucesso são aquelas que confiam em seu potencial, que sabem que são capazes e se esforçam para alcançar suas metas.

Ricardo Bellino criou este livro — e também um empreendimento de mesmo nome — para ajudar as pessoas que buscam o sucesso profissional. Na obra, ele mostra a sabedoria, as dicas e os conselhos daqueles que se formaram na escola da vida, que podem ser aproveitadas por você!

Confira: 15 Atitudes profissionais para garantir uma carreira de sucesso!

Banner livros digitais: clique para acessar!

8 lições de liderança para empreendedores

Se você é um empreendedor — ou pretende ser — aprender é uma das principais características que você precisará desenvolver. O conhecimento é sempre válido, ainda mais quando se quer dar certo nos negócios.

Com o livro, você estará diante de diversas lições da escola da vida. Aqui, separamos 8 delas, que já poderão te ajudar a conquistar aquilo que deseja:

1. Saiba que o aprendizado está em todo lugar
2. Conheça seus sonhos
3. É preciso colocar a teoria em prática
4. Esteja pronto para mudar de ideia
5. Conheça a experiência de grandes exemplos
6. Saiba se comunicar
7. Tenha organização em sua vida
8. Nunca desista

1. Saiba que o aprendizado está em todo lugar

Se a escola da vida diz respeito à aprender com o cotidiano, fica claro que o conhecimento está em todo lugar. Para quem sabe ouvir e extrair lições do que vê e vive, todo momento pode significar uma nova aula.

O conhecimento para empreender está numa faculdade de administração, mas não limitado a ela. Com o exemplo de empreendedores excepcionais, você verá que aquilo que você precisa para vencer pode ser visto na prática, basta aprender a aprender.

Leia também: 16 livros sobre liderança que você precisa ter!

2. Conheça seus sonhos

Antes de criar algo, é importante saber o que se quer fazer, qual é o seu sonho. Por mais difícil que possa ser alcançar aquele objetivo que mais almejamos, não é impossível.

Conhecer os seus sonhos e ter a capacidade de transformá-los em objetivos já é a metade do caminho. Quando se sabe o que quer e como pretende chegar lá, colocar em prática e conquistar é questão de tempo.

3. É preciso colocar a teoria em prática

Não basta adquirir aprendizagem da escola da vida e deixá-la parada, é preciso aplicar o que se vê na realidade. Conhecimento é sempre bom, mas parado ele se torna inútil.

Essa dica é, inclusive, um dos motivos que fazem que muitos graduados não alcancem o sucesso, mesmo com uma educação de qualidade. Eles acabam adquirindo muita teoria, mas não aprendem como colocar esses saberes na prática.

4. Esteja pronto para mudar de ideia

Se no empreendedorismo tem que estar sempre aprendendo, você não poderá ser irredutível quando seus planos darem errado. Por mais que a persistência seja uma característica fundamental, é preciso saber quando é necessário mudar de ideia.

Mas fique atento, isso não significa que você deve desistir dos seus sonhos, e sim adaptar seus planos para que eles realmente se concretizem. Seja fiel às suas ideias, mas reconheça quando elas não forem dar certo e se adapte!

5. Conheça a experiência de grandes exemplos

Não há nada melhor do que aprender com pessoas que já trilharam o caminho que você está percorrendo, com aqueles que já passaram por situações semelhantes às quais você viverá. Se você se basear em replicar os exemplos de sucesso, provavelmente você também chegará lá.

Não é à toa que o livro traz tantos exemplos de empreendedores de sucesso, pois é com essas histórias que você poderá tirar os ensinamentos e insights para alavancar sua carreira. Bill Gates, Richard Branson, Mark Zuckerberg e Silvio Santos são alguns exemplos que a obra traz e que você terá como inspiração.

6. Saiba se comunicar

Saber se comunicar com o outro é imprescindível, afinal, só com o diálogo você poderá estabelecer relações saudáveis e vantajosas. É preciso entender que ninguém é uma ilha e que na nossa vida, seja pessoal ou profissional, sempre precisaremos de outras pessoas.

Quem almeja o sucesso precisa conseguir expressar com clareza suas ideias, cativando e convencendo seu ouvinte. Ter essa lábia é uma grande habilidade, que com certeza facilitará toda a sua caminhada.

Leia também: 10 livros para melhorar a comunicação. Confira!

7. Tenha organização em sua vida

Você pode ter acesso a todos os conhecimentos necessários para prosperar, e até mesmo agir, mas se não tiver organização, raramente chegará aos resultados desejados. Só se planejando e deixando tudo em ordem que é possível vencer, seja qual for seu objetivo.

Se tem uma coisa que todo empreendedor de sucesso aprende é que o tempo pode ser um grande amigo e também o pior inimigo, possibilitando e limitando muitas coisas. A organização financeira, por exemplo, é um passo básico para viabilizar seus projetos, pois garante que suas metas e prioridades também caibam no seu bolso.

8. Nunca desista

Por fim, temos a lição mais importante: não desista! Por mais forte que sejam suas adversidades, o sucesso só chegará se você tiver determinação e persistência para conquistá-lo.

Se você olhar para trás em sua vida, com certeza perceberá que os obstáculos superados foram determinantes para seu crescimento e sempre trouxeram novas expertises. Não abandone seus planos por se deparar com problemas, utilize os momentos de crise para aumentar seu foco, evoluir e se preparar para solucioná-los.

Esperamos que essas lições da Escola da Vida sejam valiosas para você, mas se você quer ter uma masterclass, o ideal é ler o livro e adquirir todos os ensinamentos diretamente da fonte. Confira a obra Escola Da Vida, de Ricardo Bellino, e comece agora a aprender com os vencedores!

Você também pode gostar

Artigos em destaque