A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado da OAB acaba de divulgar o gabarito preliminar da 1ª fase (prova objetiva) do 43º Exame de Ordem Unificado (EOU), realizada no último domingo, 27 de abril de 2025. A aprovação nessa etapa é fundamental para quem deseja se inscrever nos quadros da OAB e atuar como advogado.
A prova pode ser prestada por bacharéis em Direito, além de estudantes de Direito do último ano do curso de graduação. Vem com a gente conferir o gabarito, além de conhecer os melhores livros para OAB!
Como acessar o gabarito da 1ª fase da OAB?
O gabarito preliminar já está disponível para consulta! Acesse abaixo os cadernos de prova e os respectivos gabaritos:
- Caderno de Prova – Tipo 1 (branca)
- Caderno de Prova – Tipo 2 (verde)
- Caderno de Prova – Tipo 3 (amarela)
- Caderno de Prova – Tipo 4 (azul)
- Gabaritos Preliminares da Prova Objetiva (1ª fase)
Qual é o prazo para recursos?
Se você identificou algum erro ou discorda do resultado, fique atento: o prazo para interpor recurso contra o gabarito preliminar começa às 12h do dia 28 de abril e termina às 12h do dia 30 de abril de 2025, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF).
Portanto, não perca tempo: confira sua prova e, se necessário, formalize seu recurso dentro desse período.
Como é composta a 2ª fase da OAB?
A prova prático-profissional é composta pela redação de uma peça profissional e quatro questões discursivas. Todas elas abrangem uma disciplina jurídica específica, escolhida pelo candidato no momento da inscrição. As opções são:
- Direito Administrativo;
- Direito Civil;
- Direito Constitucional;
- Direito Empresarial;
- Direito Penal;
- Direito do Trabalho;
- Direito Tributário.
A prova prático-profissional vale 10 pontos, que são divididos da seguinte forma:
- Redação da peça profissional: 5 pontos;
- Questões discursivas: 5 pontos (cada questão vale 1,25 ponto).
Para ser aprovado e conquistar a tão sonhada carteirinha da OAB, o candidato deve ter nota igual ou superior a 6. Leia também: Conheça 16 técnicas de memorização e potencialize seus estudos!

Como funciona a repescagem OAB?
A repescagem OAB é um sistema que dá uma segunda chance aos candidatos reprovados na 2ª fase do Exame de Ordem.
Por meio dele, eles podem reaproveitar a sua prova de 1ª fase, “pulando” esta etapa no exame seguinte. Isto é, eles já vão direto para a 2ª etapa, sem precisar se submeter à prova objetiva novamente.
Em suma, a repescagem significa que, se aprovado na primeira fase OAB, o estudante tem o direito de fazer a 2ª fase por duas vezes, caso necessário. Assim, ele não precisa recomeçar todo o processo.
No entanto, existe um detalhe muito importante sobre este sistema de reaproveitamento: ele não é ilimitado. Ou seja, só é válido para o exame subsequente ao qual o candidato foi reprovado.
Caso ele não seja aprovado na repescagem, terá de reiniciar o processo, inscrevendo-se normalmente para o exame, passando pela 1ª fase. As inscrições para a repescagem acontecem em um período específico, e são divulgadas por meio de um edital complementar.
Qual o melhor material para consulta na 2ª Fase da OAB?
Na reta decisiva da 2ª fase da OAB, ter a melhor fonte de consulta faz toda a diferença. O Vade Mecum Saraiva – 39ª edição 2025 é a escolha ideal para garantir segurança e agilidade na prova, com legislação atualizada, organização inteligente e recursos que facilitam a busca rápida dos dispositivos mais importantes. Um aliado indispensável para quem quer conquistar a aprovação!
Além do Vade Mecum Tradicional, é altamente recomendável levar também um Vade Mecum Temático específico da sua área de prova. Ele reúne, de forma direcionada, a legislação mais relevante para cada disciplina, facilitando ainda mais a consulta e otimizando seu tempo durante a 2ª fase da OAB.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo a respeito do gabarito OAB. Continue navegando por outros artigos similares do Blog da Saraiva. Aproveite e confira 7 dicas para preparar seu cronograma de estudos OAB!