Você já conhece o Vade Mecum Temático? Confira o melhor livro para a segunda fase da OAB!

Conheça o Vade Mecum Temático, para quais usos ele é indicado, quais são as opções, e qual a melhor edição disponível. Confira!
Vade Mecum temático: imagem de mulher jovem sorrindo e fazendo anotações

Se você é estudante ou profissional de Direito, sabe que o Vade Mecum é um dos livros mais indispensáveis da sua biblioteca. Ele é essencial para seus estudos, e também um ágil e sólido material de consulta. E você sabia que existem edições especializadas em algumas disciplinas jurídicas? É o chamado Vade Mecum Temático.

Afinal, a legislação brasileira é muito ampla. Os próprios advogados vão se especializando em áreas do Direito, de acordo com seus interesses e afinidades. Esta escolha já é exigida, por exemplo, na segunda fase da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que abrange uma disciplina jurídica, selecionada pelo candidato.

Assim, é comum que as obras convencionais, como o Vade Mecum Tradicional, sejam mais panorâmicas, contendo um compilado com as principais legislações. Aqueles que estudam para a segunda fase OAB, ou são especialistas em uma área, contam com o Vade Mecum Temático para alicerçar seus estudos ou prática profissional.

Neste artigo, você vai saber mais sobre o Vade Mecum Temático. Explicaremos o que é esta obra, para quais usos ela é indicada, quais são as opções, além de mostrarmos a melhor edição disponível. Boa leitura!

Leia também: Prova OAB 2023 — Confira o guia definitivo do exame e garanta a sua aprovação!

O que é um Vade Mecum Temático?

O Vade Mecum Temático é um compilado de leis específicas, de acordo com a matéria que dá tema a ele. Por exemplo, o Vade Mecum Temático Tributário terá uma legislação aprofundada na matéria de Direito Tributário. 

É uma obra totalmente focada nesta disciplina, contendo tudo que você precisa saber sobre ela. Assim, ela contempla tudo o que é necessário para o exame de segunda fase da OAB, e pode ser utilizada como material de consulta.

banner e-book Guia de Estudos OAB: clique para baixar!

Qual a diferença das edições do Vade Mecum?

Agora que você conhece o Vade Mecum Temático, pode se perguntar: qual a diferença dele para a versão tradicional? As principais distinções são relativas à abrangência e à profundidade. Abaixo, confira detalhes de cada uma das edições:

Vade Mecum Tradicional

O Vade Mecum Tradicional é mais abrangente, à medida em que incorpora todas as matérias jurídicas. Ele reúne as principais leis, códigos e súmulas, utilizadas pelos estudantes e profissionais do Direito.

Em suma, ele é um compilado das principais leis brasileiras. Sendo assim, é um material mais generalista, aprofundando-se menos em aspectos específicos das disciplinas. Afinal, é uma única obra para dar conta de uma legislação muito extensa – é necessário fazer uma seleção.

Vade Mecum Temático

Como vimos, os estudantes também têm demandas mais especializadas, conforme avançam no curso. Existe a exigência da segunda fase da OAB, que abrange apenas uma disciplina.

O Vade Mecum Temático preenche essas lacunas. Ele é menos abrangente, por ser focado totalmente em uma disciplina. Ao mesmo tempo, ele consegue se aprofundar mais nesta matéria jurídica, trazendo toda a legislação que você precisa saber sobre aquele ramo do Direito.

No fim, o Vade Mecum Tradicional e o Temático se complementam. Você utiliza o primeiro para ter conhecimentos básicos sobre todas as disciplinas jurídicas – o que é necessário para a primeira fase da OAB e para consultas rápidas no cotidiano; e o segundo para saber tudo sobre a disciplina em que deseja se especializar. 

Para que o Vade Mecum Temático é indicado?

O Vade Mecum Temático é recomendado para:

  1. Estudar para a segunda fase da OAB;
  2. Solucionar dificuldades em uma matéria;
  3. Servir de material de consulta para profissionais do Direito.

Saiba mais:

1. Estudar para a segunda fase da OAB

O Vade Mecum Temático é indicado para você se preparar, de maneira completa, para a segunda fase da OAB. 

Na prova prático-profissional, os examinandos escolhem uma matéria específica, respondendo questões discursivas sobre ela, além de redigir uma peça jurídica. Assim, é necessário um material completo, que traga uma legislação aprofundada sobre aquele ramo do Direito.

O Vade Mecum Temático atende a estes requisitos. Ele é pensado justamente para auxiliar os estudantes neste momento, contendo todo o conteúdo cobrado pelo edital da OAB. Portanto, tê-lo em mãos no dia da prova, como material de consulta, é essencial.

2. Solucionar dificuldades em uma matéria

Se você está estudando a disciplina jurídica na qual deseja se especializar, e está tendo dificuldade em encontrar determinados diplomas, pode ser que o seu material de consulta esteja incompleto. O Vade Mecum Temático soluciona esses problemas, pois é uma obra completa sobre aquela área do Direito. 

3. Servir de material de consulta para profissionais do Direito.

Depois de formado e com a carteirinha da OAB, o Vade Mecum Temático continua sendo uma obra indispensável para a sua rotina.

Isso porque ele é um excelente material de consulta. Você consegue navegar com facilidade pela legislação, a partir de índices facilitadores de busca. Logo, tem ele sempre em mãos quando precisa consultar a lei, algo muito comum na rotina de advogados.

Até mesmo os professores de Direito utilizam o Vade Mecum Temático, a fim de preparar suas aulas com mais eficiência.

Leia mais: Veja nossa lista com 26 livros para advogados

Como escolher o Vade Mecum Temático?

Na hora de escolher o seu Vade Mecum Temático, você deve buscar por uma editora confiável, que tenha tradição na área jurídica. Além disso, a obra deve ter uma boa organização, com recursos que facilitem a sua navegação pela legislação. 

Enfim, sabemos que o Direito é uma área dinâmica, e você quer que o seu livro esteja sempre atualizado, certo? Portanto, veja se a sua obra tem recursos digitais de atualização.

Qual o melhor Vade Mecum Temático?

O Vade Mecum Temático Saraiva, publicado pela Saraiva Jur, é a melhor escolha, porque ele alia os seguintes critérios:

  1. Tradição e confiabilidade;
  2. Boa estrutura e organização;
  3. Atualização.

Entenda:

1. Tradição e confiabilidade

Há 105 anos, a Saraiva Jur é líder de mercado na produção de conteúdo jurídico. Esta tradição mostra que o material que você tem em mãos é confiável, preparado por especialistas na área jurídica de sua escolha.

2. Boa estrutura e organização

A estrutura da obra agrupa uma grande quantidade de diplomas legislativos, sem comprometer a legibilidade. Você navega facilmente por toda a legislação, a partir de índices facilitadores de busca. Também encontra notas de correlação.

Atualização

Além disso, ao adquirir o Vade Mecum Temático Saraiva, você terá em mãos uma obra sempre atualizada. Isso porque você tem acesso ao Saraiva Conecta, uma plataforma digital com materiais complementares e com o serviço “Atualize o seu código”.

Por meio dele, você pode, de maneira gratuita, atualizar o seu Vade Mecum Temático, contando sempre com a legislação mais recente possível na hora de estudar.

Quais são os Vade Mecum temáticos disponíveis?

Existem 5 opções de Vade Mecum Temático, publicados pela Saraiva Jur. Os temas foram escolhidos de acordo com as disciplinas de segunda fase da OAB. 

Todas as obras foram atualizadas com a legislação mais recente. Além disso, você pode atualizar este livro de Direito continuamente, pela plataforma digital Saraiva Conecta.

Conheça os títulos:

  1. Vade Mecum Temático Saraiva – Penal;
  2. Vade Mecum Temático Saraiva – Administrativo e Constitucional;
  3. Vade Mecum Temático Saraiva – Trabalhista e Previdenciário;
  4. Vade Mecum Temático Saraiva – Civil e Empresarial;
  5. Vade Mecum Temático Saraiva – Tributário.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o Vade Mecum Temático. Agora, que tal também conferir este post com nossa seleção de 18 livros para OAB?

Você também pode gostar

Artigos em destaque