5 dicas para uma boa campanha de Black Friday em 2023!

Você sabe qual é o processo envolvido em uma campanha de Black Friday? Confira nossas dicas sobre como fazer este planejamento!
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A campanha de Black Friday é necessária para todos os negócios que desejam se manter competitivos em um mercado cada vez mais disputado. Afinal, esta data se tornou uma das mais importantes dentro do calendário do varejo no Brasil.

De acordo com uma pesquisa da MField, 75,6% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday de 2023 — um crescimento de 32,2% em relação ao ano anterior. 

Dessa forma, as lojas devem estar preparadas para fazer uma boa campanha, atraindo seu público e conseguindo proporcionar uma boa experiência. Isso é essencial para fidelizar os clientes.

Com a proximidade da data, muitas pessoas do time de comunicação e marketing das empresas se perguntam como fazer a melhor campanha de Black Friday. Para isso, claro, é necessário planejamento.

A estratégia passa pela leitura de bons livros da área, nos quais você obtém dicas de pessoas experientes no assunto. Em seguida, você deve conhecer seu público, gerar leads, ampliar seus canais de comunicação e oferecer um bom serviço de atendimento ao cliente.

Neste artigo, vamos explicar, em detalhes, o processo envolvido em uma campanha de Black Friday. Traremos dicas de como fazer este planejamento, para que você possa aplicar em seu negócio. Boa leitura!

Quando é que vai ser a Black Friday?

A Black Friday sempre ocorre na quarta sexta-feira de novembro. Portanto, em 2023, ela será em 24 de novembro.

Esta data surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Ela dá início à temporada de compras de Natal. A sua popularidade está relacionada ao fato das lojas realizarem grandes promoções, vendendo produtos muito desejados a preços acessíveis. 

No Brasil, a Black Friday foi realizada pela primeira vez em 2010. A partir daí, foi ganhando força ano após ano, e hoje é uma das datas mais esperadas pelos consumidores.

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O que é uma campanha de Black Friday?

A campanha de Black Friday é um planejamento estratégico que as empresas fazem, com o objetivo de alavancar suas vendas neste dia.

Afinal, este evento se consolidou como um dos mais importantes para o comércio do Brasil. De acordo com um relatório da Locaweb, em 2022 o faturamento chegou a R$ 6,1 bilhões.

Os consumidores esperam por bons descontos nesta data. Por isso, é importante que exista um alinhamento interno nas empresas, a fim de não frustrar seu público.

A campanha começa com um planejamento operacional. As empresas devem fazer um inventário de estoque e planejar promoções. Em seguida, o time de marketing entra pensando nas estratégias de comunicação, e cria um plano de marketing.

Por fim, as companhias também têm de pensar em logística e no serviço de atendimento ao cliente, pois receberão uma grande demanda de compras em um curto espaço de tempo.

Como fazer uma boa campanha de Black Friday? Confira 5 dicas

Quer preparar a sua empresa para a Black Friday? Na lista abaixo, separamos 5 dicas essenciais para uma boa campanha. Confira-as:

  1. Leia livros de comunicação e marketing;
  2. Faça um planejamento das ofertas;
  3. Renove sua base de leads;
  4. Prepare a estratégia de comunicação;
  5. Conte com um bom SAC.

Entenda em detalhes:

1. Leia livros de comunicação e marketing

O planejamento estratégico começa muito tempo antes da Black Friday. A leitura de obras de comunicação e marketing é um grande diferencial, a fim de preparar as equipes.

Estes livros apresentam dicas práticas de como fazer boas campanhas, a partir da experiência de especialistas no assunto. A equipe de marketing pode aprender a como aumentar a conversão de clientes e aprimorar seu copywriting e storytelling.

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2. Faça um planejamento das ofertas

As empresas devem planejar bem quais produtos vão colocar em promoção na Black Friday. Para isso, os gestores podem se fazer uma série de perguntas, como:

  • Quais são os produtos parados no estoque?
  • Quais são aqueles nos quais é possível dar uma grande margem de desconto?
  • Quais são os itens mais desejados?
  • Quais são os produtos baratos que podem “fisgar” o consumidor levando-o a comprar outros itens?

Este planejamento é essencial para que o seu negócio não frustre os clientes. Isso porque todos estão esperando por boas promoções. Também para alinhar com a equipe de comunicação e marketing quais serão as grandes ofertas da empresa.

3. Renove sua base de leads

Leads são os potenciais clientes de seu negócio. No marketing, é muito comum a expressão “conversão de leads”, que significa levar estes possíveis consumidores até a venda efetiva de um produto no seu comércio.

Para a Black Friday, é muito importante trabalhar com esses clientes. Você pode fazer uma espécie de renovação da base de leads. Isto é, enviar e-mails ou apostar no marketing de conteúdo em suas redes sociais, a fim de avisar que sua marca participará deste evento.

Por vezes, os consumidores podem esquecer daquele produto que estavam desejando, e esta comunicação servirá como um lembrete. Por outro lado, este é um bom momento para gerar mais leads também, atraindo possíveis novos clientes. 

4. Prepare a estratégia de comunicação

Em seguida, é horar de pensar na divulgação em si. As perguntas abaixo podem nortear seu planejamento estratégico:

  • Quais são os canais que têm mais sucesso com o seu público?
  • Que ofertas serão anunciadas?
  • Quais das suas redes sociais vão participar da divulgação?
  • Você fará conteúdos patrocinados?
  • Contará com parcerias com influencers?

Planeje o conteúdo de cada uma das suas publicações. É importante trabalhar em parceria com o time de design, pensando na forma de deixar suas ofertas mais atraentes.

Você também deve definir um cronograma para a publicação de seus conteúdos. Quanto mais planejada estiver sua campanha de Black Friday, menos riscos você corre com imprevistos de última hora. 

Veja também: Um guia completo sobre marketing de influência

5. Conte com um bom SAC

Por fim, é essencial que o seu negócio conte com um bom serviço de atendimento ao cliente (SAC). Afinal, neste período, o volume de vendas será muito intenso. 

Assim, é provável que aumente o número de demandas, envolvendo imprevistos no momento da compra. Com um serviço de atendimento preparado, o problema pode ser solucionado mais rapidamente. A experiência de compra do cliente tem um bom desfecho, o que contribui para a sua fidelização.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a campanha de Black Friday. Que tal também conferir a nossa seleção com 10 livros para melhorar a comunicação?

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