Descubra qual a importância da leitura para o sono infantil e conheça 7 histórias para dormir!

Você tem o hábito de ler histórias para dormir? Conheça 7 livros infantis e saiba como aumentar a qualidade do sono dos pequenos!
Histórias para dormir: pais lendo para criança na cama

Você tem o hábito de ler histórias para dormir com as crianças? Este é um ritual muito antigo: narrar histórias para os pequenos, com o objetivo de embalar o seu sono.

Afinal, com frequência, as crianças têm uma rotina repleta de estímulos, que se potencializaram ainda mais com as telas — seja da TV, celular ou videogame. Relaxar e pegar no sono podem ser tarefas difíceis.

Neste contexto, entra esta poderosa forma de contação de histórias. Ela acontece já na cama da criança, com o cuidador lendo uma narrativa em voz alta. 

Este hábito traz uma série de benefícios: contribui para relaxar, aumentar a qualidade do sono, fortalecer os vínculos afetivos entre crianças e adultos, além de desenvolver o vocabulário e a empatia.

E você sabia que existem livros infantojuvenis especializados para este momento? São histórias escritas pensando nesse período em comum entre os cuidadores e as crianças, com ilustrações e vocabulário adequado.

Neste artigo, você vai ficar por dentro das histórias para dormir. Explicaremos o que são elas, detalhando seus benefícios. No final, você ainda encontra 7 boas opções de leitura para este momento. Vamos lá?

O que são histórias para dormir?

As histórias para dormir são livros para serem lidos para as crianças, a fim de prepará-las para pegar no sono. 

Os cuidadores leem uma história em voz alta para a criança, em geral na cama dela, com o livro aberto para que ambos possam acompanhar. Esta atividade costuma divertir e relaxar a criança, contribuindo para que ela tenha um sono de qualidade.  

Trata-se de um ritual antigo: existem relatos de sua ocorrência desde a metade do século XIX, ganhando ainda mais força no século seguinte. Hoje, ele é frequente em muitas famílias.

Seus benefícios são variados: em primeiro lugar, ajuda a criança a ter um momento de relaxamento, longe de telas, tão comuns na atualidade. Também amplia os vínculos entre pais e filhos: eles têm um período em comum para imaginar e conhecer outros mundos, juntos.

Existem também diversos livros de literatura infantojuvenil especializados para este momento. Assim, eles potencializam ainda mais o universo das histórias para dormir.

Confira também: 21 livros de ficção para conhecer outras realidades

Banner livros digitais: clique para acessar!

Qual a importância da leitura para o sono?

Quais são os benefícios das histórias para dormir? A importância da leitura na infância é amplamente reafirmada por educadores e estudiosos do desenvolvimento infantil. Na lista abaixo, separamos 5 vantagens desse hábito. Confira-as:

  1. Fortalecimento dos vínculos afetivos;
  2. Relaxamento;
  3. Aumenta o vocabulário;
  4. Fortalece a empatia;
  5. Melhoria da qualidade do sono.

Entenda em detalhes:

1. Fortalecimento dos vínculos afetivos

O primeiro benefício é aproximar cuidadores e crianças, fortalecendo ainda mais seus vínculos afetivos. 

O costume diário de ler histórias para dormir pode se tornar um verdadeiro ritual. Para pais que têm uma rotina muito corrida, este é um importante hábito para cultivar, de modo a ter um momento de descontração e relaxamento com seus filhos.

Assim, as histórias que são narradas aproximam as crianças dos adultos — eles vivem aquelas narrativas juntos: imaginam, brincam, criam e se divertem, o que contribui para que tenham um momento significativo, ampliando seus laços.

Veja também: A importância do brincar para o desenvolvimento infantil

2. Relaxamento

Você sabia que ler ajuda a relaxar? Isso é um fato não só para crianças, como também para adultos.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, ler pode reduzir os níveis de estresse em até 68%, o que representa um percentual maior do que fazer uma caminhada ou escutar música.

Durante a leitura, ocorre uma redução da frequência cardíaca e também da tensão muscular. Afinal, enquanto estamos lendo, escapamos um pouco dos problemas, e entramos em um mundo totalmente diferente, relacionando-nos com o universo dos personagens da obra. 

3. Aumenta o vocabulário

As crianças que escutam histórias antes de dormir também conhecem novas palavras e expressões, o que ajuda diretamente a ampliar seu vocabulário.

É importante que o adulto dê atenção às perguntas da criança durante a leitura, de modo a solucionar todas as dúvidas relativas ao significado das palavras, por exemplo.

De modo geral, isso contribui também para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, pois ao conhecer um número maior de termos, o pequeno tem mais recursos para se expressar e nomear suas emoções.

4. Fortalece a empatia

Um outro benefício das histórias para dormir é fortalecer a empatia das crianças. Por meio da leitura, elas entram em contato com outros pontos de vista e motivações.

Desse modo, entendem como pensam e se comportam pessoas diferentes dela, aprendendo a se colocar no lugar delas. Ao levar isso para a vida real, as crianças se tornam mais empáticas e flexíveis, sabendo se descentrar de sua posição e ver as situações pelos olhos dos outros.

Confira também: 3 livros infantis sobre diversidade para ler com as crianças

5. Melhoria da qualidade do sono

Ler antes de dormir melhora a qualidade do sono. Isso foi constatado por um estudo produzido na Irlanda. Nele, os participantes foram divididos em dois grupos: um leria antes de pegar no sono; o outro não faria nada.

Entre os leitores, 42% dos participantes relataram uma melhora no sono durante o período da pesquisa. Já no grupo de não leitores, o número foi de 28%. Ou seja, uma diferença de 14% a favor de ler antes de dormir.

Conheça os 7 melhores livros para a hora de dormir

Quer começar a ler para as crianças antes de dormir? O selo Mundo Benvirá possui obras ideais para este momento.

Seus títulos são ricamente ilustrados e escritos de forma envolvente, com vocabulário adequado à idade das crianças. Além disso, eles abordam temas relevantes, como: inclusão, diversidade, meio ambiente, aprendizagem socioemocional, entre outros.

Na lista abaixo, confira os 7 melhores livros para a hora de dormir:

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre histórias para dormir. Continue no nosso blog, e veja este post com os 10 melhores livros infantojuvenis!

Você também pode gostar

Artigos em destaque