Conheça a Coleção Sinopses Jurídicas: livros essenciais para a hora da revisão!

Quer saber como estudar de forma eficiente? Conheça a Coleção Sinopses Jurídicas da Saraiva Jur e esteja preparado para uma prova importante!
Sinopses Jurídicas: pessoa estudando

Sabe aquele período que antecede um exame importante, como OAB ou concursos? Ou a semana de provas da faculdade? Nestas situações, livros como as sinopses jurídicas são aliados indispensáveis dos advogados e estudantes de Direito

Estas obras apresentam um resumo com os principais pontos de uma matéria específica. Os conteúdos são explicados de modo conciso e objetivo. Assim, são ideais para revisões.

Afinal, elas te ajudam a lembrar tudo de mais essencial sobre um ramo do Direito. Você tem em mãos um material que te indica o que você não pode esquecer de modo algum, antes de enfrentar a prova.

Pensando nisso, a Saraiva Jur disponibiliza um conjunto de livros de Direito com estes resumos: a Coleção Sinopses Jurídicas. São títulos escritos por especialistas, em linguagem clara e acessível. 

Além disso, eles possuem recursos visuais que auxiliam os estudos, como palavras-chave em destaque e quadros sinóticos. Em 2024, estas obras passaram por uma renovação: agora você encontra um projeto gráfico inteiramente reformulado e conteúdos digitais na plataforma Saraiva Conecta.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre as sinopses jurídicas. Explicaremos o que são elas, as vantagens de estudar por estes livros e as novidades nas edições da Saraiva Jur. Vamos lá?

O que é uma sinopse jurídica?

As sinopses jurídicas são resumos de uma determinada matéria do Direito. Elas apresentam os principais pontos de uma disciplina, de modo objetivo e enxuto.

Sendo assim, estas obras são excelentes aliadas dos estudantes e profissionais das carreiras jurídicas quando eles têm por objetivo revisar os temas de uma área do Direito.

Sabe aquele momento de revisão final para um exame de concurso? Ou para a semana de provas da graduação? 

Ter em mãos uma sinopse jurídica nestas situações é um diferencial, pois elas mostram aquilo de mais indispensável sobre a matéria. Em poucas páginas, você consegue ficar a par dos tópicos mais importantes de uma disciplina.

Em suma, elas se constituem como materiais essenciais para as bibliotecas de advogados e estudantes de Direito. São ágeis e permitem uma consulta rápida, complementando os livros de doutrina, que apresentam um conteúdo mais aprofundado.

Veja também: Os 12 melhores livros para concursos públicos

O que é a Coleção Sinopses Jurídicas?

A Coleção Sinopses Jurídicas, da Saraiva Jur, é um conjunto de livros com resumos das principais áreas do Direito. Elas contam com a tradição e confiabilidade do selo Saraiva Jur, que há mais de 100 anos é líder de mercado na produção de conteúdos jurídicos. 

Como dissemos, os títulos que compõem esta coleção são escritos por especialistas renomados, que conhecem a fundo as disciplinas. Deste modo, eles conseguem trazer os principais tópicos dos temas em uma linguagem simples e objetiva.

Além disso, a Saraiva Jur conhece as necessidades de advogados e estudantes, e as atende por meio de uma boa estrutura e organização das obras. 

As páginas contam com recursos gráficos que facilitam os estudos e a memorização. Você bate o olho, e consegue entender aquilo de mais essencial sobre um determinado assunto. 

Leia também: Nossa seleção especial de 22 livros para OAB

Quais são as vantagens de estudar pelas sinopses jurídicas?

Quer entender qual o diferencial de estudar pela Coleção Sinopses Jurídicas? Na lista abaixo, separamos as principais vantagens:

  1. Revisão eficiente;
  2. Objetividade e concisão;
  3. Atualização;
  4. Rigor metodológico;
  5. Recursos visuais.

Entenda em detalhes:

1. Revisão eficiente

As sinopses jurídicas permitem que você faça uma revisão eficiente dos principais assuntos de uma matéria. Elas apresentam o conteúdo em tópicos breves, para que você vá lembrando conforme lê. 

Além disso, elas complementam os livros de doutrina. Em geral, estes são mais longos e aprofundam mais os temas. As sinopses são mais enxutas, ideais para relembrar.

Sendo assim, se durante a revisão por uma sinopse jurídica, você desejar entender um assunto mais a fundo, pode recorrer, por exemplo, a uma obra da Coleção Esquematizado.

2. Objetividade e concisão

Os títulos da Coleção Sinopses Jurídicas são escritos por grandes nomes do Direito, que têm boa didática e experiência na exposição do assunto sobre o qual escrevem.

Os conteúdos são apresentados com objetividade e concisão, por meio de uma linguagem acessível. Isso garante que a leitura seja mais fluida: o estudante não precisa ficar relendo a página repetidas vezes para assimilar a matéria.

3. Atualização

Se você faz parte do universo jurídico, sabe que são constantes as mudanças no Direito, certo? Por isso, é necessário ter em mãos um material sempre atualizado com as legislações mais recentes.

A Coleção Sinopses Jurídicas apresenta um elevado grau de atualização. Em 2024, todo o material foi revisado pelos autores, e as alterações necessárias foram feitas.

Logo, estes livros também se constituem como uma excelente forma dos advogados ficarem em dia com as mudanças na legislação. Afinal, elas são apresentadas de forma resumida, permitindo uma consulta ágil.

4. Rigor metodológico

As sinopses jurídicas da Saraiva Jur também contam com alto rigor metodológico, que é essencial para preparar os estudantes de forma sólida para a prática jurídica.

Isto é, os autores se preocupam em auxiliar os leitores a compreender as complexidades do sistema jurídico, preparando-os para diferentes situações da vida profissional. Desse modo, ocorre um diálogo entre teoria e prática, o que torna o aprendizado mais eficaz. 

5. Recursos visuais

Por fim, a Saraiva Jur utiliza toda a sua experiência na produção de conteúdos jurídicos para proporcionar uma ágil estrutura e organização na Coleção Sinopses Jurídicas.

Os materiais apresentam uma série de recursos visuais que facilitam os estudos e a memorização, como palavras-chave em destaque e quadros sinóticos. Além disso, as páginas têm boa escaneabilidade. O leitor consegue compreender o que tem de mais importante ali rapidamente, o que torna a leitura fluida e eficiente. 

Confira também: Como utilizar e escolher o melhor Vade Mecum?

Banner Sinopses Jurídicas 2024: clique para acessar!

Quais os diferenciais das novas edições da Coleção Sinopses Jurídicas?

Em 2024, a Saraiva Jur renovou as edições da Coleção Sinopses Jurídicas. Na lista abaixo, confira as principais novidades:

  • Novo projeto gráfico, mais moderno e que proporciona uma leitura mais agradável;
  • Quadros sinóticos com novo visual; 
  • Materiais complementares digitais disponíveis na plataforma Saraiva Conecta: o leitor tem acesso a um banco de questões com simulados, e já pode treinar para suas provas. 

Conheça a Coleção Sinopses Jurídicas da Saraiva Jur!

Agora que você já sabe todas as características da Coleção Sinopses Jurídicas, pode conferir cada um dos títulos publicados pela Saraiva Jur. 

Se você já atua em um ramo específico do Direito, ou é estudante e vai prestar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pode escolher o livro da sua área de preferência. Confira:

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre as sinopses jurídicas. Continue no nosso blog, e veja este post com os melhores livros para advogados!

Você também pode gostar

Artigos em destaque