Presente de Natal: confira 20 opções de livros para presentear!

Já decidiu o que vai dar de presente de Natal? Confira 4 razões para presentear com livros e uma seleção de 20 obras para todo tipo de leitor
Presente de Natal: mulher lendo livro e ao fundo árvore de natal

Escolher um bom presente de Natal pode ser uma tarefa difícil. São muitas as opções disponíveis, e também há várias demandas para equilibrar. Por exemplo, como escolher uma lembrancinha significativa, original e que também caiba no bolso?

Isso pode gerar muitas dúvidas, e a tendência é adiar a decisão. É comum deixar para comprar o presente de Natal nos últimos dias, e encarar filas ou preços mais altos.

Se você está nesse impasse não se preocupe, pois existem algumas dicas que podem ajudá-lo. Como, por exemplo, avaliar os interesses da pessoa presenteada e o momento de vida em que ela se encontra . 

Neste contexto, os livros se consolidam como excelentes opções de presente de Natal. Afinal, eles são lembrancinhas significativas e que, em geral, possuem preços acessíveis.

Neste artigo, vamos te ajudar a escolher um bom presente de Natal. Mostraremos o que você deve avaliar na hora da seleção, e também 4 razões que fazem dos livros excelentes alternativas de presente. Ao final, você vai encontrar recomendações de títulos para todo os tipos de leitor. Confira!

O que dar de presente no Natal?

Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas pessoas se perguntam qual é a melhor opção de presente para o Natal. Afinal, trata-se de uma data especial, na qual costumam ocorrer reuniões entre familiares e amigos. 

Neste contexto, o presente entra como uma forma simbólica de demonstrar o seu afeto por uma pessoa querida. Portanto, ele não precisa ser muito caro, desde que tenha um significado especial para a outra pessoa. 

Você deve levar em conta os interesses dela, as coisas de que ela gosta. Quais são os assuntos que ela ama conversar com você? Isso pode te dar uma boa pista!

Você também pode incentivá-la em uma nova habilidade que ela está aprendendo. Se uma amiga próxima acaba de receber uma promoção, por exemplo, por que não presenteá-la com um livro de desenvolvimento profissional? Dessa forma, ela conseguirá encarar este desafio com mais facilidade.

Enfim, são múltiplas as possibilidades. Leve em conta o relacionamento que você tem com a pessoa, o momento que ela está atravessando, e, claro, seus gostos pessoais.

No próximo tópico, mostraremos as razões que fazem dos livros excelentes opções de presente de Natal!

Banner O Jeito Disney de Encantar os Clientes: clique para acessar!

Por que presentear com livros no Natal? Confira 4 razões

Na lista abaixo, separamos 4 motivos que fazem dos livros bons presentes neste Natal. Confira-os:

  1. São significativos;
  2. Trazem novos conhecimentos;
  3. Preços acessíveis;
  4. Fortalecem a sua relação com a outra pessoa.

Entenda em detalhes:

1. São significativos

Os livros são presentes cheios de significado. Isso porque você pensou nas características da pessoa, nos interesses dela, e, a partir disso, escolheu um título.

Todo este processo deixa evidente o quanto você se importa com o seu amigo ou familiar, escolhendo uma lembrancinha personalizada para ele. Além disso, proporcionam um momento de afeto, ao demonstrar a importância que a pessoa tem para você.

2. Trazem novos conhecimentos

Por meio dos livros, podemos aprender uma infinidade de coisas novas. Os títulos de não-ficção, por exemplo, podem trazer conhecimentos específicos em áreas como organização financeira, inteligência emocional, empreendedorismo, entre outros.

Com os livros de ficção, conhecemos outras realidades. Podemos viajar com os personagens por cenários reais e fantásticos. Também embarcamos na sua mente, acompanhando seus pensamentos, e entendendo sua perspectiva.

Estudos mostram que a leitura nos torna mais empáticos: afinal, nos livros, compreendemos pessoas diferentes, e nos colocamos no lugar delas. Ao levar essa habilidade para a vida, estimulamos nossa empatia.

3. Preços acessíveis

Outra vantagem evidente dos livros é que eles possuem preços acessíveis. Portanto, constituem uma excelente forma de dar um presente personalizado e repleto de significado — tudo isso sem gastar muito!

4. Fortalecem a sua relação com a outra pessoa

Por fim, os livros podem fortalecer a sua relação com seus familiares ou amigos. Isso acontece porque eles ampliam o universo e os interesses que você tem em comum com eles — a leitura se torna tema de conversas e debates.

Por exemplo, se você presenteou com um título que já leu, pode perguntar a seu amigo o que ele achou da leitura. Assim, vocês podem conversar sobre isso, ampliando os significados da obra.

Por outro lado, se for algum livro que você não leu, é possível fazer perguntas sobre o conteúdo da obra. Neste processo, você pode aprender coisas novas, descobrindo temas de interesse para compartilhar com pessoas queridas. 

Veja também: Qual é a verdadeira importância da leitura?

Descubra o livro ideal para cada tipo de leitor!

Quer presentear com livros e não faz ideia de qual título escolher? Preparamos um guia completo, com sugestões de obras para cada tipo de leitor.

Dividimos as recomendações por temas, fazendo uma breve descrição de cada um deles. Verifique se os conteúdos combinam com a pessoa presenteada. Em seguida, é só escolher o melhor título!

6 livros de tecnologia e inovação para presentear

Nestes títulos, você vai encontrar conteúdos de excelência sobre tecnologia e inovação no ambiente de trabalho. 

Por exemplo, o relato do atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, e suas estratégias para a transformação da empresa em “Aperte o F5: A transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor para todos”.

Ou até mesmo a reinvenção da Apple para se manter no topo em “A Apple após Steve Jobs”. São obras que se baseiam em experiências concretas, para que você possa se inspirar.

Todas são publicadas pela Benvirá, selo que há mais de 10 anos ajuda os leitores a pensar o trabalho e o mundo no século XXI. Confira-os:

5 livros de gestão estratégica

Nestas obras, o leitor encontrará conteúdos sobre gestão estratégica. Os livros abordam temas como organização, administração do tempo, cultura organizacional, entre outros.

São ideais para todos aqueles que desejam se desenvolver profissionalmente, aprimorando sua performance, e se organizando de modo mais eficiente. 

Veja a lista:

4 obras de desenvolvimento pessoal

Para todos aqueles que desejam ampliar suas práticas de autocuidado no próximo ano, os livros de desenvolvimento pessoal são excelentes alternativas.

Por meio deles, o leitor pode se conhecer melhor, aprender a como lidar com as emoções e aprimorar a inteligência emocional. Confira-os:

10 livros infantojuvenis para o Natal

Por fim, separamos opções de livros para as crianças. São títulos da Mundo Benvirá, selo especializado na literatura infantojuvenil.

Todas estas obras são ricamente ilustradas, e apresentam vocabulário adequado ao seu público. Elas abordam temas como diversidade, respeito às diferenças, meio ambiente, a importância do brincar, entre outros.

Conheça os principais títulos da Mundo Benvirá:

Esperamos que você tenha gostado deste artigo com opções de presente de Natal. Continue no nosso blog, e confira este post sobre a Audible, serviço que disponibiliza audiolivros da Benvirá!

Você também pode gostar

Artigos em destaque