Conheça as principais vantagens do Vade Mecum digital!

Você conhece o Vade Mecum digital? Saiba quais são as vantagens desta modalidade, qual o melhor Vade Mecum e mais!
vade mecum digital: pessoa fazendo leitura pelo celular

Você conhece o Vade Mecum digital? Esta obra é um título essencial para todas as pessoas envolvidas no meio jurídico, sejam estudantes, advogados ou professores. Afinal, ela reúne um compilado das principais leis brasileiras, selecionadas por especialistas no assunto.

Dessa forma, é um material indispensável para os estudos e consultas no dia a dia. Os graduandos e operadores do Direito estão sempre consultando a legislação, pois é ela que dá sustentação à sua prática. 

O Vade Mecum físico costuma ser uma obra muito característica: é grande e pesado, pois tem a tarefa árdua de compilar um extenso número de leis para os seus leitores. Com as novas tecnologias, opções mais práticas apareceram.

Neste contexto, entra o Vade Mecum digital. Ele é a versão em e-book do Vade, oferecendo uma série de vantagens como a praticidade, a personalização e a busca facilitada.

Neste artigo, você vai ficar por dentro do Vade Mecum digital. Explicaremos o que é esta obra, quais são seus principais benefícios e apresentaremos a melhor opção disponível no mercado. Boa leitura!

O que é o Vade Mecum digital?

O Vade Mecum digital é a versão em e-book (ou livro digital) desta obra. Isto é, ele mantém o mesmo conteúdo do Vade, com a praticidade oferecida pela tecnologia.

Nele, você vai encontrar as principais leis necessárias para operar no campo jurídico, selecionada por especialistas. Trata-se, portanto, de uma obra completa e panorâmica, que dá subsídios para o aprendizado do estudante de Direito e para a prática do advogado.

Você consegue ler o Vade Mecum digital em diferentes dispositivos, como:

  • Leitor de e-books;
  • Celular;
  • Tablet;
  • Notebook.

No caso dos celulares, tablets e notebooks, você pode ler o e-book em um site específico –  por exemplo, a plataforma Saraiva Conecta, que permite que você leia os livros digitais da Saraiva Jur

Outra opção é baixar um aplicativo ou programa, voltado para a leitura de e-books. Em seguida, é só adquirir o Vade Mecum digital em uma loja virtual.

Assim, você terá um dos mais importantes livros de Direito sempre em mãos, bastando acessá-lo em seu dispositivo.

Conheça também: Vade Mecum Temático, a melhor opção para a segunda fase da OAB

Banner livros digitais: clique para acessar!

Quais os principais benefícios do Vade Mecum digital?

Nos últimos anos, os livros digitais se popularizaram, e cada vez mais se tornam uma opção para os leitores. Longe de substituir as obras físicas, eles vêm para complementá-las, apresentando uma série de vantagens.

Na lista abaixo, separamos 5 benefícios do Vade Mecum digital. Confira:

  1. Praticidade;
  2. Personalização;
  3. Busca facilitada;
  4. Interação com a obra;
  5. Maior durabilidade.

Entenda em detalhes:

1. Praticidade

O primeiro benefício do Vade Mecum digital é a sua praticidade. Como vimos, o Vade é uma obra pesada, com muitas páginas, ocupando bastante espaço. Logo, transportá-lo não é uma tarefa fácil.

Neste contexto, o Vade Mecum digital é muito mais prático. Afinal, ele não ocupa muito espaço, sendo acessado em dispositivos portáteis, e que, por vezes, já andam com advogados e estudantes de Direito.

Hoje, é muito comum que as pessoas tenham rotinas corridas, tendo de se deslocar pela cidade: de casa para a faculdade, para o trabalho, em curtos espaços de tempo. Fazer isso sem ficar carregando um livro muito pesado pode ser um alívio.

2. Personalização

O Vade Mecum digital é totalmente customizável. Você pode alterar, de acordo com o dispositivo:

  • Tamanho da fonte;
  • Espaçamento entre linhas;
  • Tipo da fonte;
  • Brilho da tela;
  • Cor da página.

Portanto, você pode encontrar uma personalização que te agrade, e facilite sua leitura. Isso não é possível na versão física, na qual você deve se adequar à formatação definida pela editora.

3. Busca facilitada

O Vade Mecum é um dos principais livros para advogados, conhecido por ser muito extenso. Isso é natural, afinal, o Brasil tem uma grande quantidade de leis. 

Desse modo, um aspecto essencial neste livro é a busca. Ou seja, como navegar por ele, encontrando uma lei específica que você está estudando e precisa consultar.

Nos livros digitais, este processo é simplificado. Você pode fazer uma pesquisa direta pelo termo ou expressão e, em alguns segundos, ele vai mostrar todas as correspondências existentes na obra.

Assim, o seu dia a dia se torna muito mais simples. Além de todos os benefícios da obra física como sumários, índices multifuncionais e notas remissivas, você pode utilizar buscas diretas em suas pesquisas. 

4. Interação com a obra

Por vezes, as interações com os livros físicos são mais limitadas. Se você pega emprestado de uma biblioteca, não pode fazer marcações e anotações. Ou se marca seu próprio exemplar, aquilo é definitivo.

Já no caso dos livros digitais, as interações se enriquecem. Você pode fazer:

  • Destaques em diferentes cores;
  • Marcar páginas;
  • Fazer anotações, consultando-as com facilidade depois;
  • Salvar trechos.

Não há uma delimitação de espaço para isso. Por exemplo, as anotações não devem ficar restritas a uma página. Você pode ir colocando o que entendeu em suas próprias palavras enquanto lê. Ademais, elas não são definitivas, você pode excluí-las, caso queira.

Isso facilita a construção de resumos e fichamentos, e a memorização dos conteúdos. Ou seja, o Vade Mecum digital torna-se um aliado dos seus estudos, seja para os exames da graduação, concursos abertos, ou prova da OAB.

Veja também: Nossa seleção especial com 22 livros para OAB

5. Maior durabilidade

Por fim, o Vade Mecum digital não se danifica com o tempo. Mesmo que os dispositivos parem de funcionar, o e-book continua na nuvem, e pode ser baixado em outro aparelho. 

Logo, diferente da versão física, com a qual você tem de tomar uma série de cuidados para garantir sua durabilidade, o livro digital é uma opção muito mais estável.

Qual o melhor Vade Mecum digital?

Agora que você conhece todas as vantagens do Vade Mecum digital, pode se perguntar qual é a melhor alternativa disponível no mercado, certo?

O Vade Mecum Tradicional Digital Saraiva – 36ª Edição, publicado pela Saraiva Jur, é a opção mais completa disponível. 

Afinal, ele é produzido pela Saraiva Jur, selo que tem experiência na publicação de conteúdos jurídicos. Há 105 anos, ela é líder deste setor.

Em sua 36ª edição, o Vade Mecum Saraiva Tradicional foi totalmente revisto e atualizado. A legislação foi criteriosamente selecionada por especialistas, tendo como base a grade curricular das principais faculdades de Direito e os concursos para carreiras jurídicas.

Logo, você terá em mãos uma obra completa, que vai te auxiliar em diferentes momentos, como as provas da graduação, exame da Ordem e até mesmo nos desafios profissionais.

Saraiva Conecta

Comprando o Vade Mecum digital da Saraiva Jur pela Editora do Direito, você tem acesso a ele por meio de uma plataforma específica: o Saraiva Conecta. Você pode utilizar diferentes dispositivos para acessá-lo: celulares, tablets ou notebooks.

Caso já tenha adquirido o Vade Mecum Saraiva Tradicional – 36ª Edição na versão física, você consegue acessar gratuitamente o e-book pelo Saraiva Conecta. 

Vale destacar que esta plataforma é compatível com todas as funcionalidades descritas anteriormente. Você consegue personalizar o livro, alterando o tamanho da fonte, a cor do fundo e o número de colunas. Também consegue destacar trechos, fazer anotações, e buscar por palavras-chave.

Lá, além de todo o conteúdo do Vade, você tem ferramentas adicionais, como:

  • Materiais complementares para estudo;
  • Serviço Atualize seu Código, que permite a atualização semanal do seu Vade;
  • Legislação adicional.

Ou seja, a experiência no Saraiva Conecta amplia as possibilidades da obra. Você pode ler conteúdos complementares que enriquecem seus estudos, e tem em mãos um Vade sempre atualizado.

Afinal, são constantes as mudanças no Direito e manter-se atualizado é um desafio nesta profissão. Com o Vade Mecum digital da Saraiva Jur, você não precisa se preocupar com isso, afinal, ele passa por atualizações contínuas.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o Vade Mecum Digital. Que tal agora adquirir a melhor opção do mercado? Clique aqui e adquira o Vade Mecum Tradicional Saraiva – 36ª Edição – E-book! 

Você também pode gostar

Artigos em destaque