Vade Mecum OAB e Concursos: consulta simplificada no dia da prova

Conheça o Vade Mecum OAB e Concursos e quais as principais vantagens de realizar consultas eficientes no dia da prova!
Vade Mecum OAB e Concursos: imagem de estudantes fazendo prova

Se você está se preparando para um concurso público ou até mesmo para o exame de segunda fase da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sabe que é necessário ter no dia um bom Vade Mecum, para uma consulta ágil da legislação. Existe uma edição especializada para esta necessidade: é o Vade Mecum OAB e Concursos, publicado pela Saraiva Jur.

Administrar o tempo da prova é um dos desafios para quem deseja prestar concurso e o exame de ordem. Afinal, você tem que ler e interpretar as questões, fazer as consultas na legislação, redigir um texto apropriado e revisar a sua resposta. 

Dessa forma, levar materiais com recursos de localização rápida, e também com uma seleção prévia das leis, é algo necessário para uma eficiente gestão do tempo. 

Lembre-se de que o manejo adequado do tempo é uma das competências necessárias para fazer um bom exame. Assim, o planejamento prévio é essencial. 

Ele começa pela seleção de um Vade Mecum especializado para as necessidades de seu exame. Com ele, você conseguirá fazer consultas rápidas, e terá um compilado de leis focado nas necessidades daquela prova.

Neste artigo, apresentaremos o Vade Mecum OAB e Concursos – 17ª Edição, a melhor opção para a hora da prova. Explicaremos a proposta desta obra, quais públicos ele atende e as vantagens de seu uso. Boa leitura!

O que é o Vade Mecum OAB e Concursos?

O Vade Mecum OAB e Concursos é um compilado das principais leis, tendo em vista os editais do exame da OAB e dos principais concursos da área jurídica.

Sua estrutura tem o intuito de facilitar a consulta na hora da prova. Dessa forma, ele utiliza recursos como:

  • Índices alfabético-remissivos;
  • Índice de legislação por área;
  • Legislação com remissões estratégicas.

É uma obra que passa por um processo de seleção estratégica. Você terá uma legislação voltada especificamente para a prova que está prestando. 

Ao mesmo tempo, não perderá tempo procurando pelas leis no dia do exame, pois a organização e a estrutura do livro facilitam o processo de busca.

Banner Black November: clique para acessar!

Para que serve o Vade Mecum OAB e Concursos?

De maneira geral, o Vade Mecum OAB e Concursos é utilizado para:

  • Consulta no exame de segunda fase da OAB;
  • Consulta em provas de concursos;
  • Apoio no dia a dia de advogados.

Entenda:

Consulta no exame de segunda fase da OAB

Na segunda fase OAB, os candidatos devem redigir uma peça prático-profissional e responder quatro questões discursivas. As duas partes tratam de uma disciplina jurídica específica, escolhida pelo examinando. A duração da prova é de 5 horas.

Dessa forma, o Vade Mecum OAB e Concursos é a melhor opção para acompanhar os candidatos nesta prova discursiva. Isso porque ele alia:

  • Seleção: principais legislações, de acordo com o edital do exame da Ordem;
  • Estrutura: recursos de organização que permitem a consulta simplificada.

Ele conta, por exemplo, com o índice de legislação por área. Desse modo, você tem as leis organizadas de acordo com a disciplina jurídica da segunda fase da OAB, e não perde tempo consultando a legislação com todos os temas misturados. 

Logo, o examinando consegue manejar de forma eficiente o tempo, não perdendo minutos importantes da prova com a pesquisa.

Veja também: Nossa seleção especial com 18 livros para OAB

Consulta em provas de concursos

Se você está estudando para um concurso, pode ser que, às vezes, fique aflito com a quantidade de assuntos que deve saber para a prova, certo?

Dessa forma, utilize as ferramentas permitidas pelo edital a seu favor. É comum que as bancas organizadoras deixem que os candidatos consultem o Vade Mecum, em especial em exames discursivos.

O Vade Mecum OAB e Concursos também atende os concurseiros. Isso porque a legislação selecionada está de acordo com os editais dos principais concursos abertos do Brasil. Você tem um material mais compacto, voltado especificamente para as necessidades daquele certame.

Esta seleção soma-se à estrutura da obra, que faz com que você navegue com facilidade pelas leis –  encontrando, por exemplo, remissões estratégicas –, o que economiza tempo de prova.

Confira também: Os 12 melhores livros para concursos públicos

Apoio no dia a dia de advogados

Por fim, o uso do Vade Mecum OAB e Concursos não se esgota no dia da prova. Afinal, você tem em mãos um compilado com as principais leis brasileiras, organizado de modo a permitir uma consulta ágil.

Além disso, o material se encontra atualizado, contendo aquilo de mais recente em termos de legislação. 

Portanto, trata-se de um dos melhores livros de Direito para consulta no dia a dia destes profissionais das carreiras jurídicas, permitindo que eles tenham acesso a uma legislação relevante e atualizada, de modo rápido.

Leia mais: Conheça nossa seleção com 16 livros para advogados

Quais as vantagens do Vade Mecum OAB e Concursos?

O Vade Mecum OAB e Concursos, da Saraiva Jur, apresenta como vantagens:

  1. Conteúdo selecionado por especialistas;
  2. Consulta simplificada;
  3. Atualização;
  4. Materiais complementares.

Saiba mais:

1. Conteúdo selecionado por especialistas

O Vade Mecum OAB e Concursos, da Saraiva Jur, ficou conhecido no mercado como o “Vade das Carinhas”. Isso porque ele apresenta na capa aqueles que participaram da organização do material.

A obra é preparada com a orientação acadêmica e pedagógica de professores com ampla experiência na Prova OAB e em concursos. Assim, eles sabem exatamente quais são os pontos mais essenciais da legislação, e também como eles se relacionam entre si.

Isso é muito útil para que as remissões na legislação sejam estratégicas, encaminhando o candidato com eficiência para as leis e artigos que tratam de temas específicos. E, é claro, para que a obra como um todo contemple os temas mais cobrados nos editais destas provas.

2. Consulta simplificada

A obra conta com uma série de recursos de organização, que agilizam a sua consulta no dia da prova.

São eles:

  • Índices alfabéticos-remissivos: organizados por ordem alfabética, indicam temas e quais leis, códigos e artigos tratam deles;
  • Índices de legislação por área: encontre a legislação de áreas jurídicas específicas;
  • Notas remissivas ao longo da legislação: encaminham o estudante para outras leis que se relacionam com aquela que ele está lendo.

Assim, o examinando navega com facilidade pela legislação no dia da prova.

3. Atualização

O Vade Mecum OAB e Concursos é atualizado com aquilo que há de mais recente em termos de legislação. 

Afinal, são muitas mudanças no Direito. O dinamismo é uma das características dessa área.  Ela vai se transformando, com novas leis, súmulas e jurisprudência. Assim, o examinando deve ter em mãos um material recente, para que não cometa erros nesse sentido na prova.

A edição da Saraiva Jur ainda garante o acesso ao Saraiva Conecta. Por meio desta plataforma, você garante que o seu Vade esteja sempre atualizado, com o serviço “Atualize seu Código”. 

Em suma, o material estará sempre em dia com as atualizações na legislação.

4. Materiais complementares

A plataforma Saraiva Conecta também conta com uma série de conteúdos complementares ao Vade Mecum OAB e Concursos.

Você tem acesso a materiais em vídeo e texto, enriquecendo ainda mais a sua experiência de leitura. Assim, o aprendizado se amplia, e não termina pela leitura da legislação contida no Vade Mecum.

Conheça o Vade Mecum OAB e Concursos, da Saraiva Jur!

Agora que você já sabe as especificidades e vantagens do uso, conheça o Vade Mecum OAB e Concursos – 17ª edição, da Saraiva Jur:

Nesta 17ª edição, o livro foi atualizado com todas as mudanças mais recentes na legislação brasileira. Além, é claro, da organização e seleção de conteúdos, em conformidade com os editais da OAB e dos principais concursos, o que já é característico da obra.

Esta versão foi coordenada por Darlan Barroso e Marco Antonio Araujo Júnior, que têm ampla experiência no exame da OAB.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o Vade Mecum OAB e Concursos. Saia na frente na aprovação: Clique aqui e adquira o Vade Mecum OAB e Concursos – 17ª Edição 2023!

Você também pode gostar

Artigos em destaque