10 livros para celebrar o Dia do Escritor!

Saiba qual a origem do Dia do Escritor, qual sua importância, e confira 10 indicações de livros para comemorar a data!
dia do escritor: imagem de homem fazendo anotações

Você já parou para pensar no poder dos livros? Por meio deles, entramos em contato com novos pontos de vista, conhecemos mundos fantásticos e nos envolvemos nos dilemas dos mais diversos personagens. Tudo isso sem sair de casa. 

Em 25 de julho, celebra-se o Dia do Escritor, os responsáveis por produzir estas narrativas. A escrita pode parecer uma tarefa simples, mas exige muito estudo, treino e dedicação. Afinal, ela requer que o autor crie uma história, e a estruture no papel. 

Isso envolve escolher a linguagem mais adequada, a fim de dar vida aos personagens e seus modos específicos de falar. Também compor os mais diversos cenários, transportando o leitor para eles. 

Quando bem feito, o resultado final é muito poderoso. Você provavelmente tem uma história favorita, um personagem do qual gosta muito, e para o qual sempre retorna. E aquele livro que fez você se entender melhor, ou encarar as coisas de modo diferente?

Os benefícios da leitura são diversos. Ela nos ajuda a relaxar, aumenta a nossa empatia, amplia nosso senso crítico e capacidade de comunicação. Também pode ser uma fonte de lazer muito prática e acessível.

Neste artigo, você vai ficar por dentro do Dia do Escritor. Explicaremos a origem desta data, como ela é celebrada e detalharemos as vantagens trazidas pela leitura. Ao final, indicaremos livros para você comemorar a data em ótima companhia. Boa leitura!

Qual é o Dia do Escritor?

No Brasil, o Dia do Escritor é celebrado em 25 de julho. A data foi criada em 1960 pelo então ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido. Este dia foi escolhido devido a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro. 

O evento foi promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor baiano Jorge Amado. Portanto, 25 de julho é a data oficial de homenagem aos profissionais que dedicam a sua vida à escrita no Brasil. 

Banner livros digitais: clique para acessar!

Como é comemorado o Dia do Escritor?

O objetivo do Dia do Escritor é homenagear estes profissionais brasileiros. Isso pode ser feito pelo incentivo à leitura de obras da literatura nacional. Também pelo estímulo ao ato de escrever, de modo a valorizar esta profissão.

Nesta data, em geral, os escritores são convidados a fazer reflexões a respeito da situação de sua classe. Falam sobre as alegrias e dificuldades profissionais, e aquilo que pode ser aprimorado na valorização, produção e divulgação de seus trabalhos.

Em escolas e bibliotecas, é comum que existam ações neste dia. Convites são feitos ao público para conhecer mais sobre livros clássicos de nossa literatura e também sobre os principais escritores brasileiros. 

Em suma, no Dia do Escritor, visa-se enfatizar a importância destes profissionais para a cultura e as artes, e, por consequência, para o desenvolvimento humano.

Veja também: Os 18 melhores livros de Direito

Quais são os benefícios da leitura?

Você provavelmente já ouviu falar que a leitura, seja de livros de ficção ou não-ficção, traz uma série de benefícios. 

Em especial, eles são importantes para o nosso desenvolvimento pessoal — pois fornecem ferramentas para lidarmos com as dificuldades do dia a dia. E também para a área profissional, pois podemos adquirir novos conhecimentos, a fim de aprimorar nosso modo de trabalho.

Abaixo, estão listados alguns destes benefícios:

  1. Adquirir novas habilidades;
  2. Reduzir o estresse;
  3. Melhorar a comunicação;
  4. Aumentar a empatia.

Entenda cada um em detalhes;

1. Adquirir novas habilidades

Hoje, nas livrarias, você encontra obras sobre os mais diversos assuntos. Organização financeira, ansiedade, inteligência emocional… são vários os temas com livros dedicados a eles.

A leitura é uma excelente forma de estabelecer novos meios de lidar com seus problemas, adquirindo habilidades. Por exemplo, se você tem dificuldade em organizar seu dinheiro, pode ler obras específicas sobre o assunto.

O mesmo com diversas outras temáticas. Os livros são excelentes aliados na ampliação dos seus conhecimentos: você pode pesquisar sobre qualquer assunto e encontrar novas perspectivas.

Leia mais: Os melhores títulos de desenvolvimento pessoal

2. Reduzir o estresse

Segundo uma pesquisa realizada na Inglaterra, ler por seis minutos diariamente ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse. 

Logo, os livros se constituem como excelentes aliados nos momentos de lazer. Você já mergulhou em uma obra e esqueceu dos seus problemas por alguns minutos? A leitura tem este poder de nos transportar para um outro lugar, por meio da imaginação dos acontecimentos narrados pelos escritores.

Leia mais: Alcance a tranquilidade – 15 livros para ansiedade!

3. Melhorar a comunicação

Além de adquirir novas habilidades, os livros também proporcionam um outro tipo de aprendizado: eles ampliam o nosso vocabulário.

Por meio da leitura, você conhece palavras novas, e elas servem como recurso para aprimorar a sua comunicação. Isso tem diversos desdobramentos. Emocionalmente, dá mais subsídios para nomearmos como nos sentimos, compartilhar com os outros e conversar sobre isso.

Também melhora a nossa escrita, afinal, conseguimos expressar melhor as nossas ideias, por meio de um vocabulário mais amplo.

Aprofunde-se neste tema: 10 livros para melhorar a comunicação

4. Aumentar a empatia

Estudos mostram que a leitura nos torna mais empáticos. Isso porque, por meio dos livros, entramos em contato com pessoas totalmente diferentes, e compreendemos o seu ponto de vista. Isto é, acessamos suas crenças, sentimentos, e como isso tudo motiva seus comportamentos.

Assim, acabamos nos colocando no lugar dos personagens, assimilando seus desejos, atitudes e motivações. Entendemos seu modo de pensar. Ao levar isso para a vida, conseguimos compreender melhor as pessoas, saindo de nossa perspectiva e vendo as coisas pelos olhos delas. 

10 livros para celebrar o Dia do Escritor

Você está em busca de bons livros para comemorar o Dia do Escritor? Separamos 10 recomendações de obras, para que você passe esta data em boa companhia. São títulos de ficção e não-ficção: você pode escolher de acordo com suas necessidades. 

Seja adquirir novos conhecimentos em temas como negócios e comunicação e marketing, ou mergulhar na história de personagens desconhecidos, estes livros são excelentes formas de manter vivo o hábito da leitura.

Confira:

  1. Como acalmar sua mente, de Chris Bailey;
  2. Um novo olhar, de Gillian Tett;
  3. Ter consciência é ter poder, de Jonas Duarte;
  4. Converta mais – Como usar dados para conquistar o coração dos clientes, de Neil Hoyne;
  5. A lacuna de autoridade, de Mary Ann Sieghart;
  6. Hiperfoco – Como trabalhar menos e render mais, de Chris Bailey;
  7. Direitos Humanos – 7ª Edição, de Ricardo Castilho;
  8. Direito da Criança e do Adolescente – 2ª Edição, de Maíra Zapater;
  9. Inclusifique, de Stefanie K. Johnson;
  10. O diário de Carson Phillips, de Chris Colfer.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o Dia do Escritor. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue no blog e descubra qual é a verdadeira importância da leitura!

Você também pode gostar

Artigos em destaque